
“A astrônoma brasileira que arrasa na NASA” – Cutedrop.com.br
“Duília escolheu fazer astronomia aos 14 anos e hoje é uma das cientistas mais reconhecidas do mundo” – revista Exame
“A brasileira que olha através do Hubble” – revista Contigo
“Astrofísica brasileira ganha prêmio e reabre discussão sobre mulheres na ciência” – Jornal O Globo
Objetivo
Propósito da Palestra
Além de maravilhar a audiência com o legado do telescópio espacial Hubble, a palestrante contará a história do Hubble, os dramas vividos pelo telescópio que começou como um fiasco e que se transformou no maior sucesso da NASA depois do pouso na Lua. Mas o que o faz o telescópio espacial Hubble tão especial ao ponto das crianças americanas enviarem o dinheiro da merenda para salvá-lo quando a NASA ameaçou deixá-lo vagando pelo espaço? E por que os astronautas dizem que é um prazer arriscarem as próprias vidas para consertá-lo? Seria apenas por causa das belas imagens que ele tira ou seria a sensação de nos sentirmos mais próximos do universo com os olhos do Hubble? A palestrante, que trabalha há 18 anos com o Hubble, fará uma reflexão sobre tudo isto e mostrará também porque é importante para a sociedade investir em ciência de ponta, tecnologia e inovação. Para finalizar ela vai contar um pouco sobre o sucessor do Hubble, o telescópio espacial James Webb, que será lançado em 2018 e que já é conhecido como o telescópio que devorou a astronomia por ser o instrumento astronômico mais caro já construido até hoje.
Resultados Esperados
Nesta palestra a audiência vai se inspirar em saber como grandes desastres e falhas humanas podem ser revertidos para benefício da sociedade. O Hubble é um exemplo vivo disto pois foi vítima de tragédias como as explosões dos ônibus espaciais Challenger e Columbia e de uma falha técnica que quase custou a reputação da NASA com a opinião pública.
São histórias como a do Hubble que mostram como o trabalho em equipe e cérebros pensando juntos podem encontrar soluções para problemas gravíssimos. A história do Hubble mostra também que é necessário altos investimentos para reverter quadros negativos e que isto só pode ser feito por uma equipe de alta qualidade. Uma equipe que pensa a longo prazo e que planeja o próximo passo antes de terminar o anterior. Foi assim que a equipe do Hubble construiu alguns dos instrumentos mais sofisticados já inventados: com inovação, investimento e planejamento. Quando os astronautas substituiam os instrumentos do Hubble por instrumentos novos, um time já pensava e planejava a próxima geração de instrumentos que ainda precisava ser inventada. Por fim, a audiência verá como é possível transformar uma imagem negativa em algo transformador, e por que o telescópio Hubble é autor da imagem mais importante já tirada pela humanidade.
Público Alvo
Público em geral interessado em ciência, curiosidades, inovação, educação, tecnologia e marketing
Proposta
A atividade consiste na apresentação da palestra descrita acima.
O tempo de duração da palestra é de aproximadamente 50 min + perguntas + fotos, podendo permitir a presença da palestrante no local por 2 horas no total.
A palestra ministrada será divulgada através de vídeo e fotos nas redes online da Duília de Mello, gerando assim uma publicidade para o local. A fanpage da Mulher das Estrelas tem mais de 8 mil seguidores e alguns dos seus seguidores possuem mais de 100 mil seguidores.
Sugestão de Roteiro
- Conversa inicial: Apresentação da palestrante falando um pouco de sua carreira acadêmica, prêmios e pesquisas desenvolvidas ao longo de sua carreira.
- Palestra: Início da palestra
- Encerramento: Perguntas e respostas, autógrafos e fotos.
- Apelo social: Na contratação da palestra da cientista a empresa poderá escolher duas escolas onde a mesma fara palestra de uma forma beneficente e levara o nome da empresa com ela.
Links para referência